Monteiro Lobato
quinta-feira, 25 de abril de 2013
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Como dizia Clarice...
Todo mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever.
É legítimo: todo o ser tem algo a dizer.
Mas é preciso mais do que a vontade para escrever.
Ângela diz, como milhares de pessoas dizem (e com razão): "minha vida é um verdadeiro romance, se eu escrevesse contando ninguém acreditaria".
E é verdade.
A vida de cada pessoa é passível de um aprofundamento doloroso e a vida de cada pessoa é "inacreditável".
O que devem fazer essas pessoas?
O que Ângela faz: escrever sem nenhum compromisso.
Às vezes uma só linha basta para salvar o próprio coração.
Clarice Lispector
terça-feira, 23 de abril de 2013
Depoimento
Quando estava no Ensino Fundamental I, descobri o caminho da biblioteca de minha escola, ela era muito pequena e tinha um balcão muito alto que eu ficava nas pontas dos pés para pedir um livro. Era maravilhoso e, toda semana lá estava para devolver e retirar outros livros. Depois fui para o Fundamental II e minha professora de Língua Portuguesa toda semana nos entregava um livro da série Inspetora, de Santos de Oliveira, pseudônimo de Ganimedes José, o primeiro livro da série foi “A inspetora e a Mula Sem Cabeça”, que delícia de leitura, era prazeroso demais ler os livros dessa série, pena que era só para fazer prova, mas não via a hora de chegar a semana seguinte para eu entregar o livro lido e pegar o outro. Eu me sentia um membro da patota da coruja de papelão e também queria resolver todos os mistérios.
Margaret Maria Nogueira
Margaret Maria Nogueira
Depoimento
Muito significativos os depoimentos sobre experiências de leitura. No depoimento de Danuza Leão o que me chama atenção é “Suas leituras nunca seguiram um critério” e no depoimento de Contardo Calligaris” A literatura é um meio de aprender a sonhar a própria liberdade.”
A boa leitura ensina-nos a pensar por nós próprios e essa é a forma mais completa de ser livre.
Essa sensação de liberdade senti quando o livro A Ilha Perdida caiu em minhas mãos... depois de uma longa espera, pois quem lia os livros primeiro era meu irmão. Cursava a 6ª Série do antigo ginásio e minha professora de Português Edite era uma grande incentivadora da leitura.
Maria José Constancio Bellon
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Perfis das professoras que compõem este blog

MARGARET MARIA NOGUEIRA (Cursista)
Ourinhos-SP
Olá, sou Margaret, trabalho na Diretoria de Ensino – Região de Ourinhos como Professora Coordenadora de Língua Portuguesa, no Núcleo Pedagógico. Sou professora da Rede Estadual desde 1992. Em minha vida a aprendizagem é contínua, pois gosto muito de aprender. Tenho certeza que será muito gratificante a nossa troca de experiências.
Itu-SP
Sou formada em Letras Português/Inglês com especialização em Gramática, Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa. Atuo na Rede Pública há vinte anos, sendo dez como Professora Coordenadora no Centro de Estudos Línguas.
Maria Jose Constancio Bellon (Cursista)
Itu-SP
Itu-SP
Meu nome e Maria José Constâncio Bellon...mas podem me chamar de Zezé.Estou na rede há 24, sou formada em Letras e atuo desde 2006 como PCOP no Núcleo Pedagógico na Diretoria de Itu.Tenho um filho de 25 anos meu porto seguro.Gosto de ouvir boa música e cnatar boa música também.Ler também faz parte do meu cotidiano Deixo aqui para vocês palavras que não minhas :
"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Madre Teresa de Calcutá
Perfis das professoras que compõem este blog
MARIA FERNANDA de Souza Navas (Cursista)
Sorocaba-SP
Sorocaba-SP
Sou professora de Língua Portuguesa da EE." Profª Sarah Salvestro" em Sorocaba e estou atuando este ano como Professora Coordenadora.
Sou poeta e adoro ler poesias.
Sou fã número um de Clarice Lispector e Pablo Neruda.
Amo meu trabalho e meus alunos.
Estou na rede estadual desde 1995.
Estou imensamente feliz em fazer mais um curso pela EFAP.
Já fui tutora do Curso Currículo e Prática Docente 2012 neste mesmo ambiente AVA.
Desejo um ótimo curso a todos!
Muito obrigada.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
Cora Coralina
MARIA EMÍLIA DELGADO (Cursista)
Sorocaba-SP
Sorocaba-SP
Olá pessoal!!!
Sou PCNP do Núcleo Pedagógico de Sorocaba nas disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhola. Tenho diversas especializações, mas agora me bateu vontade de fazer mestrado. Quem sabe ainda começo esse ano.
Sobre minhas preferências: amo ler, ultimamente li alguns dos livros que deram origem aos filmes do Oscar, como "O Lado bom da Vida", "Lincoln" e "As Aventuras de Pi", costumo comer pouca carne, pois estou rumo a uma alimentação vegetariana. Sou extrovertida e às vezes falo e escrevo demais, pois sou ansiosa...
Espero me doar ao máximo nesse curso.
Uma curiosidade, escolhi essa coruja como foto do perfil por ela ser o símbolo da sabedoria e cultuada pela tribo inca no Peru, sua imagem e a vista de uma coruja nos povos incas significa abundância e prosperidade. Amo corujas, se pudesse teria uma em casa para dividir espaços com meus três cachorrinhos..
Bom curso a todos!
Como já diz o jornalista José Armando Vannucci “gosto de texto, das intenções de uma palavra, da montagem perfeita de frases para se comunicar com alguém”.
A comunicação, a leitura faz parte da nossa vida como educador, mas me pergunto de onde surgiu o gosto pelas letras e pelas palavras?
No meu caso desde muito jovem, sempre gostei muito de ler e principalmente escrever.
Quando a moda dos diários chegou, lá pelos anos oitenta eu me encontrei, escrevia todos os dias em meu diário tanto prosa como verso, contava tudo, todos os acontecimentos e o guardava a sete-chaves, para que ninguém o lesse.
No total escrevi por uns dez anos, foram tantas histórias que hoje poderiam virar um livro de memórias. Alguns escritos guardo comigo até hoje, mas outros se perderam no meio do caminho, assim é a nossa vida, uma longa história que temos a contar.
Sempre incentivei meus alunos a escreverem e a lerem principalmente e muitos seguiram a carreira do magistério, e sempre me contam que se inspiraram nas aulas de LP.
Ano passado meus alunos escreveram um livro de poemas, cada um deu um pouquinho de si nesses poemas. Foi uma experiência muito enriquecedora, trabalhar a leitura e a escrita de uma maneira diferente, estar mais perto desses jovens e incentivá-los a gostarem das letras e da Língua Portuguesa.
Como já citei em um comentário acima, o livro que marcou muito a minha infância foi “A marca de uma lágrima” do escritor Pedro Bandeira. Um livro emocionante que faz nossa alma viajar.
Grande abraço!
Maria Fernanda
Depoimento
É tão bom relembrar o momento em que tive meu primeiro contato com a palavra escrita...
Meus pais fizeram só até a antiga 4ª série, mas meu pai sempre amou ler e, desde pequenininha, leu para mim histórias fantásticas enquanto minha mãe me ajudava a juntar silabas.
Quando tinha 05 anos me lembro de ficar extasiada quando consegui ler a palavra "Um Estranho no Espelho" de um livro que meu pai estava lendo (mais tarde consegui ler também o nome do autor: Sidney Sheldon). Lembro-me que pedi a ele que me desse o livro, que queria ler e, ele então, disse-me que traria um tão mágico quanto aquele e que era só esperar o outro dia, que, quando chegasse da escola, o livro estaria sobre minha cama.
Acordei no outro dia ansiosa, querendo que as horas passassem logo e, quando cheguei, me deparei com meu primeiro livro: "Dumbo". Fiquei tão encantada com todas aquelas imagens misturadas com as palavras que ia conhecendo que nunca mais parei de ler.
Por isso, concordo muito com a citação de Antonio Cândido:
“As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo.”
Realmente a minha percepção de mundo enriqueceu de certa forma, que me senti mais próxima da palavra escrita e dos autores que tratava como amigo íntimo, que passei a achar absurda a ideia de um coleguinha de escola não saber ler.
Concordo também com Contardo Calligaris quando diz que:
"A literatura é o catálogo das vidas possíveis e impossíveis. Quanto maior for nossa liberdade, mais necessário se torna ter um catálogo de experiências possíveis para poder exercê-las...”
Quantas vezes passei sonhando em ser as personagens dos livros e quando conheci Machado de Assis então, gostaria de ter vivido em sua época, queria ser sua Carolina...
Em cada momento de minha vida me apaixonava por um autor diferente e a leitura realmente mudou meu mundo, pois passei a gostar de História, de Arte e de todas as outras disciplinas que entrelaçavam o que lia, entendi até matemática através da leitura, isso me ajudou muito no período escolar e sempre contribuiu e contribui para minha vida.
Abraços,
Maria Emília
Apresentação
Maria Angélica Bonatti Ribas
A Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo lançou no início do mês de abril, deste ano, o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, que tem por objetivo oferecer aos professores do ensino fundamental (séries finais) da Rede Pública Estadual curso de formação continuada, na disciplina de Língua Portuguesa. O Blog “Viajando com a leitura” é um espaço para que professores participantes do curso de formação para formadores postem suas experiências de leitura.
Somos de cidades diferentes com um único objetivo, contribuir com a educação do Estado de São Paulo.
Sejam muito Bem-Vindos ao nosso blog!
Abraços!
Margaret Maria Nogueira
Maria Angélica Bonatti Ribas
Maria Emília Delgado
Maria Fernanda de Souza Navas
Maria José Constancio Bellon
Assinar:
Comentários (Atom)





.png)
.png)
.png)
.png)


